Agora, quem pode mais chora menos
É assim que funciona nos municípios onde há uma grande rivalidade, em nossa região há algumas cidades que como dizem por aí, o bicho pega. Vamos citar duas cidades São João do Manhuaçu e Lajinha, onde para a maioria dos eleitores não interessa os nomes dos candidatos nem tão pouco, as propostas, e sim o nome dos bichos.
Em São João do Manhuaçu existem dois grupos: o Jacaré 15 (PMDB) e o grupo Tucano 45, (PSDB) não importa os partidos ligados em cada grupo, os eleitores só levam a sério os dois mascotes, ou seja, o Jacaré e o Tucano e aí sobra criatividades, na campanha e na vitória. As brigas são constantes durante a campanha e já aconteceu até mortes por causa da política. Há oito anos São João do Manhuaçu é governado pelo Tucano e nesta eleição de 2016 o Jacaré virou com Sérgio Camilo com 3. 768 contra 3.717 do candidato Lia do Carmindo Tucano 45, com apenas 51 votos de frente
Em Lajinha há muitos anos existem dois grupos, de um lado o Jacaré que é o 45 (PSDB) e o outro grupo o Sapo que é o 15, (PMDB), quando a lei proibiu a contratação de artistas em comícios, em muitas localidades acabaram, porém em Lajinha os dois grupos continuam fazendo comícios e é bem concorridos basta marcar o dia e entorno de 6 mil pessoas comparecem tanto de um lado quanto do outro, e a briga é para ver quem apresenta o maior número de pessoas, como não há uma divulgação oficial fica a briga nas redes sociais de fotos comparando um grupo com o outro. Há muitas irregularidades dos dois lados, mas como ninguém denuncia fica o dito pelo não dito. Tanto em São João como em Lajinha é um grupo vigiando o outro, na tentativa de pegar as irregularidades de compra de votos. Há as famosas concentrações se um grupo faz uma concentração em uma localidade o grupo adversário reúne-se em uma fazenda para um churrasco e retira todos os aliados da localidade para que eles não fiquem tentados pelas propostas do outro e vice-versa.
Na eleição de 2012 o Jacaré venceu o Sapo com 7.074, com 1.099 votos de frente e agora no dia 2 de outubro de 2016 o Sapo vence com 6.640 contra 6.510 do Jacaré, com 130 votos de frente. Lembrando que o PT na eleição passada apoiou o Jacaré e nesta o partido apoiou o Sapo. Pode se dizer que o PT nas duas eleições foi o fiel da balança.
É uma questão de sabedoria
Em todas as competições você faz uma escolha, um ganha e outro perde, o importante é você saber lidar tanto com a vitória e derrota, ficar lamentando, xingando, provocando não vai resolver nada, a mudança que queremos deve começar a partir de nós mesmos. Nos Estados Unidos tem dois grandes partidos, o Democrata e o Republicano, mas ambos trabalham em prol do bem estar do país, assim deve ser nossa cidade, não é porque você perdeu que irá boicotar o bom andamento do governo que ganhou. Não será torcendo pelo quanto pior que iremos ajudar a nossa cidade. Você já imaginou o dia que os perdedores também arregaçar as mangas e ajudar os vencedores, afinal todos nós moramos na mesma cidade e a melhoria beneficiam a todos, a vida só será melhor quando todos trabalham com o mesmo objetivo. O melhor amigo não é seu parente que está longe, e sim seu vizinho que está perto. Devemos cultivar o amor, o respeito e a fraternidade buscando a melhoria coletiva. Que Deus abençoe as novas lideranças! Parabéns a todos que venceram as eleições.
Prefeita eleita de Manhuaçu Cici Magalhães
“Encerrando mais uma etapa, quero agradecer à Deus por ter nos abençoado e a cada pessoa que carinhosamente nos acolheu nessa campanha. Estou muito tranquila e feliz, tenho uma família maravilhosa que apoia e cuida. Tenho também os melhores amigos, que se sacrificaram para estar comigo, não mediram esforços e também acreditaram numa mudança de verdade. Manhuaçu tem jeito! Apertou o 15 e confirmou! Forte abraço! ” Cici Magalhães
Desempenho dos partidos nas câmaras
PT perde quase metade dos vereadores
PSDB……………. 5.146 ……………… 5.355 . ……………….4,1%
PP . ……………….. 4.840 ……………… 4.730 ……………….-2,3%
PSD ……………… 4.570 ……………… 4.623 . …………………. 1,2
PDT ……………… 3.563 ……………… 3.756 . …………………. 5,4
PSB ……………… 3.484 ……………… 3.625 . ……………….4,0%
PTB . …………….. 3.484 ……………… 3.042 ……………..-12,7%
Dilma afundou o gênero: Caiu o Nº de prefeitas
O governo desastroso de Dilma Rousseff (PT) não resultou apenas em seu próprio impeachment e na derrota histórica do PT, nas eleições de domingo (2): fez o Brasil retroceder ou ao menos paralisar no processo de ocupação de cargos públicos por mulheres: em 2008, foram eleitas 504 prefeitas, que saltaram para 664 em 2012. Analistas atribuem ao “desastre Dilma” a queda para apenas 637 mulheres eleitas em 2016.
Apenas 11,6% dos 5.506 municípios serão chefiados por mulheres, apesar da “cota” que obriga partidos ao mínimo de 30% de candidatas.
A maior representação feminina é no Rio Grande do Norte: 28,1% dos eleitos domingo são mulheres. O pior resultado é capixaba: 5,4%. Claudio Humberto
O brasileiro está aprendendo a votar
Candidatos de Renan Calheiros (PMDB) a prefeito em Maceió e nos oito maiores municípios de Alagoas foram derrotados. Ele até evitou os palanques, para não “queimar” os aliados, mas foi inútil. Já no berço do PT em São Bernardo do Campo, onde mora o ex-presidente Lula. Uma pergunta no ABC.
Após não conseguir eleger nem mesmo o filho vereador em São Bernardo, o ex-presidente Lula ainda se acha o rei da cocada preta?
Valadares: Câmara tem renovação histórica
A Câmara Municipal terá 76% de renovação no próximo ano, com apenas 5 vereadores reeleitos, considerando os 21 que iniciaram como titulares a 17ª Legislatura. Posteriormente, em abril deste ano, 11 suplentes tomaram posse porque os titulares da vagas foram afastados pela Justiça Federal por envolvimento na Operação Mar de Lama. Desses 11 suplentes, apenas 4 conseguiram se reeleger. Então, com a atual composição da Câmara, somados os titulares e os vereadores suplentes empossados, o percentual de renovação foi de 57%, ou seja, dos 21, apenas 9 vão continuar na vereança.
A grande maioria dos eleitores que disseram sim à mudança no Executivo municipal entenderam e, com os votos nas urnas, decidiram que merecem ter 12 novos representantes. Alguns são conhecidos no meio político, mas a maioria é “novata” e vai ocupar, pela primeira vez, uma vaga no Legislativo Municipal.
Músico Célio Ramos morre no estado do Rio de Janeiro
Faleceu na terça-feira, 04/10, o músico Célio Ramos, Celinho, de Manhuaçu, vítima de infarto, em Cabo Frio (RJ) onde estava residindo e fazia apresentações nos bares e eventos.
Muito conhecido em Manhuaçu, o músico era bastante apreciado pelo seu carisma e simpatia.
O corpo foi sendo velado na Igreja Assembleia de Deus no morro da cabocla.
O sepultamento foi no cemitério princesa Isabel em Arraial do Cabo na quarta-feira.
Vereador preso é o mais votado em cidade da região
O vereador eleito com o maior número de votos em Ibatiba, no Sul do Espírito Santo, está preso deste o dia 6 de setembro, no Centro de Detenção Provisória de Viana II, na Grande Vitória. Carlos Alberto dos Santos, o Beto da Saúde, é do PSD e, mesmo na cadeia, acusado de improbidade administrativa e crimes de corrupção, ele recebeu 999 votos nas eleições deste domingo. Ele já era vereador, foi reeleito e pode ser diplomado porque não é preso condenado.
O Ministério Público Estadual (MP-ES) disse que Beto da Saúde é acusado de corrupção eleitoral visando compra de votos, associação criminosa e peculato.
As investigações do MP-ES apontam que ele foi preso num processo em que é investigado por facilitar o agendamento de consultas, exames, encaminhamento de pacientes para cirurgia ou internação em troca de votos.
“A conduta criminosa se intensifica no período eleitoral, como comprovaram interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça durante a apuração”, afirmou o MP-ES.