Visitas de outros Papas ao Brasil

336

Até hoje, apenas três papas visitaram o Brasil, em cinco oportunidades: João Paulo 2º (três vezes) , Bento 16 (uma vez) e Francisco (uma vez). Entre as visitas, a que mais causou comoção dos brasileiros foi a inaugural, em 1980, quando cerca de 4,5 milhões foram às ruas para ter um contato mais próximo com o então líder da Igreja Católica, nesta visita a primeira do Papa Francisco tem agradado muito pela sua humildade e simpatia e um grande apego aos mais fragilizados, já anunciou sua volta para 2017.

1980

download (2)Na primeira visita de um papa ao Brasil, João Paulo 2º, além de levar milhões de pessoas às ruas, também marcou seu nome para sempre entre os fiéis brasileiros. O gesto do pontífice de se ajoelhar e beijar o chão em sua chegada a Brasília é até hoje citado entre os católicos do país. Na ocasião, João Paulo 2º passou pelas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém, Teresina e Fortaleza.

1991

Na segunda visita de João Paulo 2º ao Brasil, tanto o clamor popular quanto a saúde do papa (abalada por conta de um atentado sofrido em 1981) já não eram iguais. Cidades como Brasília, Natal e Florianópolis receberam menos fiéis do que o esperado – o pontífice também passou por São Luis, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Vitória, Maceió e Salvador.

1997

joao-paulo-ii-acena-1997-45567Recebido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, João Paulo 2º esteve apenas no Rio de Janeiro em sua terceira passagem pelo Brasil, para participar do 2º Encontro Mundial do Papa com as Famílias. Em quatro dias, o pontífice discursou aos fieis, desfilou pelo papamóvel e abençoou a cidade aos pés do Cristo Redentor.

2007

São Paulo foi palco da quarta visita de um papa ao Brasil. Na ocasião, Bento 16 ficou por cinco dias na capital paulista e em Aparecida, quando participou da abertura da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho. O pontífice também desfilou pelo papamóvel, em meio aos fiéis, e participou de outros eventos religiosos.

Francisco – 2013

A eleição de Jorge Mario Bergoglio pelo conclave, em março de 2013, aconteceu após um episódio incomum – a renúncia de Bento XVI. A última abdicação de um Papa ao pontificado havia ocorrido há 600 anos. O argentino, primeiro Papa latino-americano, é também o primeiro a escolher o nome Francisco e o primeiro da ordem dos jesuítas.
Depois de muita expectativa, o papa Francisco aterrissou  segunda-feira  dia 22 de julho, no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, um pouco antes das 16h, para a Jornada Mundial da Juventude. O pontífice fez o que já se esperava dele: foi simpático o tempo todo, distribuindo sorrisos, aproximando-se da multidão e dispensando em todo o percurso veículos blindados.
No trajeto até o Palácio do Guanabara, já dentro de um papamóvel – também não blindado – o papa não se sentou um minuto e beijou crianças. Ele se encontrou com o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, a presidente Dilma Rousseff e outras autoridades políticas e religiosas.
A  terça-feira,  foi para descanso, não houve  compromissos na agenda do pontífice, que foi retomados na quarta-feira, em Aparecida do Norte (SP), onde foi recepcionado por 200 mil pessoas segundo informou o arcebispo de Aparecida.

O Papa Francisco é apenas o terceiro Papa a visitar o Brasil, país com o maior número de católicos do mundo. brazil_pope_world_you_fran8

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui