Nesse trimestre a ênfase em nossa igreja é Discipulado. A proximidade dos jogos olímpicos faz-nos prever as várias horas de transmissão ao vivo de boas competições e jogos esportivos que teremos à frente. Faz-nos lembrar ainda que muitos de nós gostamos de esporte, mas daquele tipo em que somos apenas espectadores. Poucos praticam realmente o esporte que assistem. Alguém já descreveu um jogo de futebol como milhares de pessoas de um lado, sentadas em uma arquibancada, com a desesperada necessidade de exercícios físicos, e do outro, onze jogadores no campo com a desesperada necessidade de se sentarem e descansar. Muitos crentes são levados a repetir esse quadro na igreja. Eles preferem assistir, a jogar o jogo e fazer gol. Por outro lado, se os crentes descem da arquibancada para o gramado mais pessoas são alcançadas, e a igreja se desenvolve.
Discipulado é uma forma de se ter mais pessoas no gramado. Quando passamos nossas descobertas para outros, e esses, por sua vez, fazem o mesmo, o princípio de multiplicação resultante faz a igreja crescer. A amizade, permeada pela ação do Espírito Santo, é o ponto chave para o envolvimento dos crentes no Serviço Cristão.
Teoricamente, alguém pode ser discípulo de Jesus sem se envolver, mas na prática, não me parece que isso seja possível. Quem é discípulo de Jesus vai procurar se engajar em uma igreja ou comunidade onde haja outros crentes. E sabe por quê? Porque a salvação em Cristo é algo individual, mas a vida cristã é comunitária. É através dos relacionamentos pessoais com outros crentes que muitas carências podem ser supridas, e os irmãos podem ser aliviados de suas cargas. É nesse convívio que o discipulado começa a ter espaço, e a vida cristã flui mais facilmente. É nesse ambiente, com seus irmãos, todos imperfeitos como ele, que o crente vai ter grandes oportunidades de crescer como discípulo de Jesus.
É isso. Venha para o gramado! E faça mais amigos em sua igreja!
Lincoln A. A. Oliveira 1º Vice – PIBRJ