Você sabia que Deus também escreve cartas? A Bíblia registra 7 cartas que Ele escreveu às igrejas da Ásia. Numa delas, à igreja de Éfeso, ficaram registradas estas consoladoras palavras: “Conheço as tuas obras, o teu trabalho e a tua paciência… e sofreste e tens paciência” (Ap 2.2-3).
Nem sempre estamos preparados para enfrentar as durezas da vida. E por não estarmos preparados, somos tentados a acrescentar à nossa dor a ideia um tanto quanto neurótica de que ninguém está se importando com o nosso calvário pessoal. Somos tentados a nos colocar na posição de vítimas solitárias e injustiçadas, achando que todos nos abandonaram na hora mais escura da vida.
Esta percepção, porém, não é verdadeira. O Senhor diz: “Conheço as tuas obras, o teu trabalho e a tua paciência… e sofreste e tens paciência”. Mesmo que os homens ignorem a nossa tribulação, Deus diz: “Conheço…”. Como nada pode passar despercebido aos seus olhos onividentes, Ele se apresenta a nós em nossa provação e nos garante a solidariedade de sua presença.
A vida difícil numa família complicada, Deus conhece! A enfermidade inexplicável junto com o remédio intragável, Deus conhece! O relacionamento difícil com um patrão injusto, Deus conhece! O salário baixo, o orçamento de renda minguada, Deus conhece! Os sonhos adiados ou os projetos destruídos, Deus conhece! A dor de perdas profundas, Deus conhece! As cicatrizes evidentes que arrastamos conosco pela vida, Ele as vê agora do mesmo modo que as viu quando elas eram feridas abertas deitando sangue. Foi por isso que o escritor francês Vitor Hugo disse: “Ó vós, os que chorais, vinde a esse Deus, porque Ele chora”. Ele não é Deus distante e frio, habitando nas nuvens da indiferença, mas um que se identificou com as nossas limitações, à exceção do pecado. Já que em nenhum outro lugar achamos refúgio, corramos para Cristo, porque Nele encontraremos proteção verdadeira!
Pr. João Soares da Fonseca