Quando o mar não está para peixe

285

Jesus deu aos discípulos, certo dia, a ordem de pegarem o barco e irem para a parte mais funda do lago de Genezaré (também chamado Mar da Galileia) e ali lançar as redes de pesca.

Pedro, pescador experiente, pele queimada de tanto sol naquela profissão, objetou: “Mestre, trabalhamos a noite toda e nada pescamos” (Lucas 5.5).

E agora? Quem estará mais perto da verdade: Pedro, que tem a experiência, ou Jesus, que tem a autoridade? Lembremos que o homem Jesus tinha por profissão ser carpinteiro (Marcos 6.3), e não pescador. Por isso, aparentemente a lógica estaria do lado de Pedro. Ele sabia tudo de haliêutica, que é a arte da pesca. Ele fora criado ali, nas belas praias desse lago. Mesmo com todo o seu profissionalismo, porém, Pedro admite o seu fracasso e confessa: “…trabalhamos a noite toda e nada pescamos”. Que frustração emocional! Que prejuízo financeiro! Uma noite inteira tentando capturar os peixes, que aparentemente sumiram daquelas águas! Quantas noites você também já desperdiçou, tentando resolver um problema, sem vislumbrar solução?

Pedro, no entanto, é humilde e admite que pode tentar de novo. Diz ele: “…mas, por causa da tua palavra, lançarei as redes”. O mar pode às vezes entrar em greve e não estar para peixe. Mas se Jesus ordena o lançar a rede, a melhor coisa a fazer é obedecer. Afinal, como João escreveu sobre Jesus, “Ele estava no princípio com Deus. E todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito existiria” (João 1.2-3). Aquele que mandou o vento se recolher, mandou a morte devolver à vida algumas vítimas e tem todo poder no céu e na terra, pode também dar solução às nossas noites infrutíferas.

Contra todas as expectativas, os discípulos obedeceram: “Feito isso, apanharam uma grande quantidade de peixes, tantos que as redes começaram a se romper” (Lucas 5.6). Dar atenção à palavra de Cristo é o melhor remédio para as nossas dificuldades.

Pr. João Soares da Fonseca

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui