Os efeitos da graça

326

Texto: II Pedro 1.3,11

Verdade central: A prática da graça traz resultados benéficos.

Interrogativa sermonica: Quais práticas da graça podem trazer resultados benéficos.

Introdução: Percebemos uma preocupação dos Apóstolos de Cristo ao escrever suas cartas direcionadas a igreja de Jesus. Essa preocupação merece crédito, pois a responsabilidade deles era fazer Cristo conhecido não apenas de ouvir falar, mas que cada membro da igreja pudesse ter uma experiência pessoal com Jesus, e consequentemente desenvolvesse uma vida criteriosa no que diz respeito ao viver cristão, o cristianismo nunca foi e nunca será uma filosofia de vida, mas ao contrário disso, ele é o absolutismo, não existe e não existirão critérios humanos para uma vida cristã, eles foram, são, e certamente permanecerão eternamente os critérios estabelecidos por Jesus, independente do que um ou outro venha entender ser o melhor para a igreja. Desta forma ao obsevarmos as recomendações dos apóstolos, especialmente as recomendações de Pedro nesse texto, percebemos que o viver cristão necessita da prática progressiva da graça de Jesus Cristo para obtermos os resultados finais que Ele nos revelou através da sua palavra inspirada aos Apóstolos. Os critérios a que me refiro são os mesmo que Pedro nos adverte a seguirmos.

1. Reconhecer a ação divina em nos dar todas as coisas que nos conduzem a vida e ao amor. O homem não é capaz de amar incondicionalmente por si mesmo, ele precisa da ação divina para que ele possa desenvolver uma vida amorosa, mas para que isso venha acontecer é preciso haver o reconhecimento de que nada podemos fazer sem o auxilio divino, o Senhor tem nos doado o que precisamos para uma vida feliz, frutífera e vitoriosa, Jesus se deixou ser conhecido, esse conhecimento nos aproxima e nos torna coparticipantes da sua natureza divina, nos deixando livres das cadeias do pecado e das paixões mundanas, a presença da graça salvadora na nossa vida gera uma conduta de vida diferenciada dos padrões do mundo, nos conduzindo em triunfo no amor as promessas preciosas que nos foi doada para glória e honra sua.

2. Buscar o pleno conhecimento de Deus e de Jesus.

Quando buscamos de Deus respostas e direção, Ele é misericordioso em nos revelar seu desejo, precisamos entender que Ele nunca está desapercebido ao que buscamos dEle, e sempre que recorremos a Ele temos uma experiência extraordinária, Ele mostra-se fiel e pronto a ser conhecido na sua essência, gerando a unidade de sentimento e qualidades na nossa vida que nos faz progressivos na vida cristã. Pedro nos adverte a sermos diligentes fazendo a associação de qualidades que podem nos aproximar de Deus e consequentemente nos fazer um cristão mais puro, produtivos frutíferos e cheios do pleno conhecimento de Cristo Jesus, sabendo que Ele nos perdoou os pecados e nos purificou com seu sangue precioso, e jamais nos esquecendo da grande misericórdia e amor de Deus.

3. Buscar com muita dedicação a certeza da eleição para entrada no Reino eterno. Ao servirmos a Deus devemos ter a certeza de que estamos no caminho certo, e que a misericórdia dEle nos conduzirá a conquista e concretização da sua promessa na nossa vida, o pleno conhecimento de Jesus nos assegura Que somos de fato eleitos e que estaremos no seu Reino de amor, Ele supre nossa carência, Ele completa o que nos falta e retira o que nos impede de alcançarmos a convicção da regeneração, o Apostolo Pedro é repetitivo no critério diligencia, por que é isso que nos impulsiona a crescermos mais na graça e no conhecimento de cristo Jesus.

Conclusão; Aquele que não buscar o conhecimento de Cristo é cego e ingrato, não percebe o que estar próximo de si, a tão grande salvação chegou ao homem, a purificação de pecados é possível através do sangue de Jesus, Deus nos doou o que precisávamos para vivermos em amor, quando buscamos o pleno conhecimento de Deus nos tornamos sábios e com qualidades diferenciadas, Jesus nos elegeu para entrarmos no seu Reino de gloria e esplendor, mas é necessário termos convicção desse chamado especial.

Por: Pr. Valdenir Soares Lima

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui