Manhuaçu recebe ícones da Jornada Mundial da Juventude

306

A Igreja Católica se prepara para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em julho de 2013 no Rio de Janeiro. Desde já volta cada vez mais sua atenção para os jovens, em conjunto com a sociedade, tendo em mente o quanto é importante entender a juventude e se comprometer com seu presente e futuro.

A opção preferencial da Igreja pelos jovens tem raízes na 3ª Conferência dos Bispos da América Latina, no ano de 1979, em Puebla, México.

As igrejas, de forma urgente vêm priorizando a juventude  e incentivando que o mesmo seja feito pelo governo e por todos os seguimentos da sociedade. Os jovens e adolescentes constituem uma grande maioria de nossa população, um enorme potencial para o presente e o futuro da Igreja e dos povos. Eles são chamados a ser ‘sentinelas do amanhã’, como disse o Bem Aventurado João Paulo II, por ocasião de uma das edições da Jornada Mundial da Juventude.

Quarta-feira, dia 23 de Novembro, os Ícones da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegaram a Manhuaçu com um clima de muita alegria e festa. Mesmo com chuva o povo fiel de nossa cidade esteve presente neste momento histórico.

A Jornada Mundial da Juventude é um percurso que convoca e põe a Igreja em estado de missão entre os jovens, proporcionando-lhes a centralidade do encontro com Jesus Cristo, o maior bem da vida, e trabalhando, no que diz respeito à dependência química, na prevenção, acompanhamento e apoio a políticas governamentais para reprimir essa pandemia.

A prevenção se faz com processos educativos, com incidência para introduzir as novas gerações no âmbito do valor da vida e do amor, despertando a consciência da própria dignidade de filhos de Deus. O Documento de Aparecida, nº 424, reza que a “Igreja deve promover luta frontal contra o consumo e tráfico de drogas, insistindo no valor da ação preventiva e reeducativa, assim como apoiando os governos e entidades civis que trabalham neste sentido, exortando o Estado em sua responsabilidade de combater o narcotráfico e prevenir o uso de todo tipo de droga”.

A Jornada Mundial da Juventude no Brasil, já em curso com a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, é experiência de espiritualidade, reconhecendo a religiosidade como fator de proteção e recuperação importante para o usuário de drogas. Também é um evento de grandes proporções para mobilizar a juventude em torno de temas, preocupações e questões decisivas para a vivência da vida como dom. Os jovens, portanto, merecem e requerem um caminho percorrido com eles em busca dessas conquistas e na consolidação de uma vida vivida no amor e na justiça.

A Cruz Peregrina, de 3,8 metros, e o Ícone de Nossa Senhora, oferecida à juventude pelo então papa – hoje Beato – João Paulo II, percorrem o mundo inteiro e chegaram em setembro ao Brasil.

Os Ícones estiveram em Carangola na parte da Manhã e de lá foram trazidos para Manhuaçu pelos padres, sendo recebidos por milhares de fiéis. Foi Celebrada uma missa às 15h30min e após a missa os ícones foram enviados para Caratinga, sede da diocese.

 

Por Luana de Oliveira Gomes

Com informações do Portal da Paróquia São Lourenço

1 COMENTÁRIO

  1. Fui esperei e recebí a cruz, foi um momento de oração e de fé antes da chegada dos Ícones da Jornada Mundial da Juventude, vejo nesta iniciativa uma grande importãncia para a disseminação da paz, não só entre os jovens, mas para todos nós, é um momento de refletir sobre a nossa participação na igreja católica, e o que estamos fazendo para combater as drogas,e a criminalidade em que se encontra vários jovens em nossa cidade. infelismente a mídia manhuaçuense não se preocupou em divulgar este evento tão importante, principalmente que temos um jornal que deveria trabalhar principalmene junto à igreja católica e não junto à política, qwe nem sempre é justa para com os munícipes.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui