O apóstolo Paulo escrevendo aos crentes em Éfeso assim disse: “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando–vos uns aos outros em amor” (Ef. 4.1-2).
Como crentes em Cristo devemos entender que formamos todos, um único corpo. A unidade não acontece por acaso e temos que trabalhar para alcançá-la.
Muitas vezes as diferenças entre as pessoas levam à dissensão, mas isso não deve acontecer na igreja de Cristo. Em vez de nos concentrarmos naquilo que nos divide, devemos lembrar daquilo que nos une: um corpo, um Espírito, um Senhor, uma fé, um batismo, um Deus!
Como corpo de Cristo preciso entender que ninguém é perfeito aqui na terra, portanto devemos aceitar e amar nossos irmãos, apesar de suas faltas, e, quando notarmos algum defeito em nossos companheiros de fé, devemos ser pacientes e gentis.
Construir a unidade é um dos papéis mais importantes do Espírito Santo. Ele nos guia, mas devemos estar dispostos a ser guiados e a fazer a nossa parte para manter a paz. Somos parte do corpo de Cristo e devemos viver em uma unidade vital com Ele. Nossa conduta deve ser condizente com esse relacionamento.
Formamos uma única família em Cristo, portanto não devem existir barreiras, separações, ou quaisquer motivos para discriminação. Todos nós pertencemos a Ele. Assim sendo, devemos viver em harmonia uns com os outros.
Como estamos vivendo o mês dos “Relacionamentos Saudáveis” fica a orientação paulina, no sentido de que Deus nos escolheu para sermos os representantes de Cristo na terra. À luz dessa verdade, Paulo nos desafia a viver de forma condizente com o chamado que recebemos – do admirável privilégio de sermos chamados membros da família de Cristo. Isso inclui sermos humildes, gentis, pacientes, compreensivos e serenos.
As pessoas observam a maneira como você vive. Será que podem notar a presença de Cristo em você? Será que você está sendo um bom representante do Senhor?
Lembre-se: pelo Espírito Santo, Deus concede aos crentes a capacidade especial de edificar a sua Igreja.
Tenha um abençoado domingo, sempre buscando um relacionamento saudável com o seu irmão! Amém!
Pr. João Soares da Fonseca