Neste sábado, dia 08/05, a partir das oito horas da manhã, militares da 12ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito e integrantes do Grupo de Escoteiros Xavantes promoverão uma subida ecológica pelo Rio Doce, em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza Selvagem.
Aproximadamente quarenta pessoas de diversos seguimentos da sociedade participarão do evento, considerado uma oportunidade valiosa de integração com o meio ambiente. Durante o percurso, será feito o recolhimento do lixo encontrado às margens do rio, especialmente garrafas pet e outros materiais recicláveis, os quais serão repassados a uma empresa e, os valores arrecadados com a venda desse material, serão revestidos em cobertores, que serão doados a famílias carentes do Distrito de Revés do Belém.
O Instituto Estadual de Florestas (IEF), através de seu suporte técnico, e a Vital Engenharia Ambiental, com o suporte logístico, são dois grandes parceiros da ação, contribuindo para a remoção dos resíduos sólidos que serão retirados das margens e do leito do rio.
Nesta oportunidade, será adotada a Canhoeira de Santana como marco dessa iniciativa, que já está se consolidando em virtude da adesão dos diversos órgãos e entidades interessadas na manutenção do meio ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável.
Esta atividade será desenvolvida simultaneamente em outros países como Canadá, Austrália, Inglaterra, Itália e Estados Unidos. No Brasil, vários Estados já aderiram à iniciativa por intermédio da UEB – União dos Escoteiros do Brasil.